Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

EVENTOS

EVENTOS 2020

____________________________________________________



Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). O seminário traz em seu escopo a filosofia da interdisciplinaridade, principalmente, entre as áreas da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciências da Saúde e Tecnologias digitais de Informação e de Comunicação. A VI edição do SINFORGEDS ocorrerá no período de 25 a 29 de maio de 2020, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. O tema central do evento está focado na “Representação, tecnologia digital e mediação da informação: células para o auto-cuidado em saúde do sujeito empoderado”.

O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Ciências da Saúde, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação, Administração, Antropologia, Tecnologias Digitais de Informação, Psicologia, Comunicação e demais interessados nessas temáticas. (SINFORGEDS, 2020).


Link para o evento:  http://www.sinforgeds.ufc.br/index.php/sinforgeds/sinforgeds2020

____________________________________________________

14º Encontro SophiA Biblioteca 2020

De 28 a 29/05 a 14ª edição do Encontro SophiA Biblioteca acontece no Novotel Center Norte, em São Paulo, capital. O evento terá programação especial, com palestra e curso ministrados pela Gestora de Informação da Prima, Liliana Giusti Serra. Além disso, irá abordar diversos temas que cercam a rotina e os atuais desafios dos profissionais do segmento.

Endereço: Avenida Zaki Narchi, nº 500, São Paulo – SP.

Fonte: www.sophia.com.br. 

______________________________________________________


 Colóquio Mussi 2020

O Colóquio Internacional da Rede Mussi, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de junho de 2020. Terá como temática “A mediação dos saberes em perspectiva: memória e construção social das práticas e dos dispositivos info-comunicacionais.”
A temática justifica-se em função do papel político, social e crítico das relações entre mediação e saberes e seus potenciais de transformação social. Procura-se, através de uma noção plural de conhecimento, a discussão sobre o papel da memória e da construção social das práticas e dos dispositivos na arena informacional histórica e contemporânea.


______________________________________________________


A 16ª conferência internacional da ISKO, sob o tema Organização do conhecimento na interface, ocorrerá de 6 a 8 de julho de 2020, em Aalborg (Dinamarca). A conferência ocorrerá na Universidade de Aalborg, Departamento de Comunicação e Psicologia.

A conferência explora os temas conectados dos sistemas de organização do conhecimento e seu papel na organização do conhecimento, no compartilhamento do conhecimento e na busca de informações. A conferência considerará soluções práticas, bem como a teoria por trás do design, desenvolvimento e implementação de sistemas de organização do conhecimento, que vão desde vocabulários controlados, sistemas de classificação, esquemas de metadados até ontologias e taxonomias.


TÓPICOS INCLUEM:


Organização do conhecimento em domínios, mídia e tecnologias;

Organização do conhecimento como compreensão e comunicação;
Organização do conhecimento como propulsora do desenvolvimento e da mudança.

______________________________________________________


A 72ª Reunião Anual será realizada no período de 12 a 18 de julho de 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, RN, com o tema central “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”.

Essa será a terceira vez que a UFRN recebe a Reunião Anual da SBPC: as edições anteriores ocorreram em 1998, com a 50ª Reunião Anual e as comemorações dos 50 Anos da SBPC e, em 2010, com a 62ª Reunião Anual. A edição de 2020 será concomitante com as comemorações dos 60 anos de federalização da UFRN.



______________________________________________________


7º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Compartilhamento de Dados e a Pesquisa Bibliométrica e Cientométrica, e o tema central da 7ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC) que será realizado em Salvador, BA, no período de 21 a 23 de julho de 2020.
O 7º EBBC pretende promover uma reflexão para a urgência de ações que devem ser realizadas no âmbito desse novo cenário, no qual o dado de pesquisa assume uma característica singular, passando a se constitui em coleção de dados digitais. Nesse cenário, surgem questionamentos em torno da análise bibliométrica e cientométrica bem como dos indicadores que poderão ser levantados e das análises possíveis a serem realizadas.
São desafios que se apresentam na contemporaneidade e que possibilitam novos olhares que podem viabilizar caminhos metodológicos a serem desenvolvidos e implementados.

Local: Faculdade de Direito - UFBA. Rua da Paz, s/n - Graça. Salvador, BA

Período: de 21 a 23 de julho de 2020
Público-alvo: Estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e profissionais.

Fonte: http://www.ebbc2020.ici.ufba.br


______________________________________________________


IFLA WLIC 2020 Congress. Data: 15 a 21/08/2020. 
Local: The Dublin Convention Centre,  Dublin, Ireland.
Informações: https://2020.ifla.org/congress-information/

______________________________________________________

11ª CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA DE CIÊNCIA ABERTA



A 11ª Conferência-Luso Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) irá realizar-se na Universidade do Minho, em Braga, nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2020. O evento é organizado pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência (IBICT).

Mantendo o tema da ConfOA anterior “Do Acesso Aberto à Ciência Aberta”, a 11ª ConfOA pretende consolidar o alargamento do âmbito da Conferência, considerando o Acesso Aberto como um componente central, e uma condição indispensável, da Ciência Aberta, que abrange várias outras dimensões. A ConfOA pretende reunir as comunidades portuguesa, brasileira, bem como dos restantes países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o Acesso Aberto ao conhecimento e com todas as outras vertentes da Ciência Aberta. A ConfOA assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspetivas.

Datas importantes:

27 de novembro 2019: Chamada de trabalhos

30 de março 2020: Fim do prazo para apresentação de propostas
– 00H – Portugal

– 21H – Brasília

01 de junho 2020: Notificação da aceitação das propostas


____________________________________________________



Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - XXI ENANCIB Rio de Janeiro - 26 a 30 de outubro de 2020
[Data provisória - Confirmação em janeiro de 2020]

O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) é o principal evento de pesquisa e de pós-graduação da área de Ciência da Informação do País e visa discutir e refletir a produção de conhecimento na área, de modo a estimular, por meio de amplo diálogo entre os pesquisadores que nela atuam, a realidade dos programas de pós-graduação. Consiste em um foro privilegiado para a reflexão e o compartilhamento das pesquisas científicas em Ciência da Informação e áreas de interface, congregando pesquisadores, docentes e pós-graduandos.

O evento é voltado à troca de experiências acadêmico-científicas e pelo fortalecimento de laços acadêmicos em nível nacional e internacional. Os trabalhos nele apresentados refletem o estado-da-arte da pesquisa realizada nos programas de pós-graduação e na comunidade científica da área para demonstrar o avanço do conhecimento até o referido momento.

__________________________________________________

EVENTOS 2019










A vigésima edição do evento será realizada na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, no período de 22 a 25 de outubro próximo, com a temática geral "A Ciência da Informação e a Era da Ciência de Dados"

O Enancib, maior evento técnico-científico brasileiro da Ciência da Informação, é promovido pela ANCIB, desde o ano de 1994, com  o objetivo de aglutinar pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) e pesquisadores do Brasil e do exterior.


Fonte: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ichca/pos-graduacao/ciencia-da-informacao/informes/xx-enancib-sera-realizado-em-florianopolis

____________________________________________________



A 28ª. edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação será realizado em Vitória - ES, de 01 a 04 de Outubro.


O CBBD 2019 tem como objetivo discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas.



____________________________________________________











A ConfOA, com realização alternada entre Portugal e Brasil, tem como objetivo reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o Acesso Aberto ao conhecimento e com a Ciência Aberta, com o propósito de promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobres estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspetivas.

Fonte: http://confoa.rcaap.pt/2019/apresentacao/

____________________________________________________

V CONGRESSO BRASILEIRO EM ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO 

           

TEMA:

ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO RESPONSÁVEL:  promovendo sociedades democráticas e inclusivas. Será realizado em Belém, nos dias 02 e 03 de Setembro de 2019.

Público alvo: Pesquisadores, doutores e doutorandos, mestres e mestrandos (acompanhados por um doutor) interessados em comunicar oralmente os resultados de suas pesquisas na área de organização e representação do conhecimento.

Fonte: http://isko-brasil.org.br/?page_id=1563

____________________________________________________


I ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIAS/OS NEGRAS/OS E ANTIRRACISTAS














  SOBRE O EVENTO
Este primeiro Encontro busca se constituir como um espaço público de discussão, proposição e luta pela promoção da profissão bibliotecária e pela valorização das/os bibliotecárias/os negras/os e antirracistas. Indo em contrapartida a um momento de verdadeiros retrocessos em todos âmbitos da sociedade brasileira, o objetivo principal deste evento é que o protagonismo de bibliotecárias/os negras/os e antirracistas seja evidenciado e ações de engajamento em prol de melhores condições de emprego e trabalho, acesso à educação e à capacitação, desconstrução do racismo institucional e estrutural, além de ações voltadas para o fortalecimento identitário das populações de origem africana em bibliotecas e unidades de informação sejam estrategicamente discutidas e organizadas.


Inscrições para submissão de trabalhos ainda encontram-se abertas!
Informações pelo site: https://encontrodebibliote.wixsite.com/bibliotecarixsnegrxs

____________________________________________________

Colóquio de Análise de Redes Aplicada 2019
ISEG – Universidade de Lisboa, Portugal
julho 11, 2019 – julho 12, 2019




O III Colóquio de Análise de Redes Aplicada, seguindo o trabalho que já foi realizado em anos anteriores, tem como objeto dessa versão as Redes Complexas aplicadas na Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta versão a proposta é discutir avanços na aplicação da análise de redes em diversas áreas do conhecimento com foco nos resultados para a ciência e suas análises e a inovação para o mercado, difundindo o uso da análise de redes como elemento estratégico para a interpretação e compreensão de diferentes processos de interação.

____________________________________________________


 IV SEMINÁRIO DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA



O IV Seminário de Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia tem como objetivo proporcionar a realização de discussões acadêmicas que possam contribuir para a divulgação qualificada da produção científica sobre o Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia, estimulando sua preservação e o intercâmbio de pesquisadores e grupos de pesquisa que se debruçam sobre a temática. 


8 a 11 de abril de 2019
Recife - PE
UFPE e FIOCRUZ

____________________________________________________

                                                                 
  




____________________________________________________

Seminário CICBD/IFLA-LAC de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Bibliotecas: diálogo para los cambios / Libraries: dialogue for change

Quando - When: Brasília, Brazil
Onde - Where: 11 – 15 March 2019

O Comitê Interinstitucional de Cooperação Informacional e Bibliotecária (CICB) e o Instituto Brasileiro de Informação e Ciência em Tecnologia (IBICT) serão co-anfitriões da reunião intermediária da LAC. em Brasília, Brasil, de 11 a 15 de março de 2019. O encontro contará com uma série de outros eventos relacionados, incluindo um seminário de um dia de duração e a abertura oficial do Brazilian Librarian's Day.

A presidente da IFLA, Glòria Pérez-Salmerón, fará o discurso principal no seminário de 11 de março sobre o tema: O papel das bibliotecas como promotoras de mudanças - o impacto da Visão Global da IFLA.

No dia 12 de março, o Presidente Pérez-Salmerón participará da abertura oficial do Dia do Bibliotecário Brasileiro junto às Autoridades do Congresso Nacional e ao Conselho Federal da Biblioteca. Ela também participará da reunião do Conselho da IBICT no dia 13 e participará da reunião do Comitê Permanente da LLA da IFLA, de 13 a 15 de março.

O evento é organizado por Cecilia Leite Oliveira, Diretora do IBICT e Presidente do CICIB.

____________________________________________________

Seminário - Critérios de Seleção para a Indexação de Periódicos na Web of Science 2019
O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e a Clarivate Analytics convida a comunidade de Bibliotecários para o Seminário "Critérios de seleção para indexação de periódicos na Web of Science" a ser realizado no Auditório do Instituto de Estudos Avançados no Campus USP de São Paulo - SP, que ocorrerá no dia 18 de março de 2019 - Horário: das 14h30 às 16h30. Organização e Promoção do Departamento Técnico do SIBiUSP.
O evento será gratuito e aberto a todos os interessados. Haverá transmissão do evento pelo Canal Youtube do SIBiUSP.

PROGRAMAÇÃO

- Panorama da Base de Dados Web of Science e seu conteúdo
- Processo de seleção e avaliação de títulos para os índices SCIE, SSCI e AHCI
- Critérios para indexação de periódicos na Web of Science: padrões básicos de edição, conteúdo editorial, foco   internacional e análise de citação
- Diretrizes para periódicos eletrônicos
- Considerações específicas para as áreas de Ciências Sociais, Artes e Humanidades
- Como enviar um periódico para avaliação e acompanhar o processo
- Periódicos Emergentes
- Periódicos Nacionais

INSTRUTORA: Deborah Dias (Clarivate Analytics/Thomson Reuters)

____________________________________________________

XXXIV Simpósio Internacional de Biblioteconomia e Ciência da Informação

O XXXIV Simpósio Internacional de Biblioteconomia e Ciência da Informação (SIBCI), está próximo. Programe-se para participar das atividades relacionadas à biblioteconomia e as ciências da informação nas datas 23/02/2019 e 24/02/2019.O evento ocorrerá no Hotel Blue Three Towers em São Paulo/SP e conta com diversas atividades relacionadas ao campo das Ciências da Informação. Contamos com sua presenta para prestigiar o evento e participar de nossas atividades.

Receba Conteúdo Atualizado